REDESCOBRINDO A GEOMETRIA PLANA: O JOGO EDUCACIONAL

  • TIELI CAETANO PAES SILVA LAGUNA
  • Risiberg Ferreira Teixeira
  • Carmen Elena das Chagas

Resumo

O ensino de Geometria Plana é de fundamental importância para os alunos dos ensinos fundamental e médio, pois consta de uma base de grande relevância para ensinos posteriores como de Geometria analítica, espacial, física, construções geométricas, desenhos técnicos e dentre outras. Diante disso, esta pesquisa pretende divulgar um jogo que expresse conceitos fundamentais de Geometria Plana e que sirva de complemento à aula, além de motivar os alunos no aprendizado do conteúdo. O trabalho contém informações de um protótipo de um jogo educacional interativo com desafios para fixar os conceitos sobre geometria plana. Os procedimentos metodológicos constituem o levantamento bibliográfico, discorrendo sobre o ensino de geometria plana, as tecnologias digitais para o ensino da geometria e exposição das etapas do jogo educacional proposto. O jogo possui regras pré-estabelecidas para mudar de fase, desafios para reforçar os conceitos e feedback para auxiliar na compreensão do assunto estudado. O emprego desse jogo amplia as possibilidades de aprendizado de maneira diversificada e empolgante.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
CAETANO PAES SILVA LAGUNA, TIELI; FERREIRA TEIXEIRA, Risiberg; ELENA DAS CHAGAS, Carmen. REDESCOBRINDO A GEOMETRIA PLANA: O JOGO EDUCACIONAL. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1853>. Acesso em: 30 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição