SOLUÇÕES PARA O ENSINO REMOTO VALENDO-SE DOS RECURSOS DISPONÍVEIS: FACEBOOK E WHATSAPP

  • Vinicius dos Santos Vieira
  • Samuel Jasen
  • Rildon Alves
  • Pedo Afonso Machado Nunes
  • Aline Silva de Bona
  • Maísa Helena Brum

Resumo

O presente artigo visa relatar a experiência da equipe Acesso no III Desafio Criativo do IFRS, tendo como proposta refletir sobre o uso de ferramentas tecnológicas para o ensino remoto com o intuito de auxiliar professores e alunos no cotidiano escolar de ambos, considerando o contexto da pandemia do Covid19. O Desafio ocorreu entre 13 e 28 de maio de 2020 e envolveu etapas como a discussão do problema com a comunidade, levantamento de possíveis soluções, prototipação e levantamento de métricas de validação. A equipe apresentou opções de ferramentas digitais (utilizando Facebook e WhatsApp) que podem ser adicionadas ao cotidiano do ensino remoto, considerando questões como viabilidade de acesso por diferentes realidades sociais, qualidade da comunicação aluno-professor e aluno-aluno, flexibilidade a diferentes aplicações didáticas e evolução contínua dessas ferramentas. As opções apresentadas buscam promover a interação e o contato entre professor e aluno, preservando a autonomia do professor em sua prática pedagógica, bem como as peculiaridades de cada área do conhecimento.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
DOS SANTOS VIEIRA, Vinicius et al. SOLUÇÕES PARA O ENSINO REMOTO VALENDO-SE DOS RECURSOS DISPONÍVEIS: FACEBOOK E WHATSAPP. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1855>. Acesso em: 20 set. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição