SOLUÇÕES PARA O ENSINO REMOTO VALENDO-SE DOS RECURSOS DISPONÍVEIS: FACEBOOK E WHATSAPP
Resumo
O presente artigo visa relatar a experiência da equipe Acesso no III Desafio Criativo do IFRS, tendo como proposta refletir sobre o uso de ferramentas tecnológicas para o ensino remoto com o intuito de auxiliar professores e alunos no cotidiano escolar de ambos, considerando o contexto da pandemia do Covid19. O Desafio ocorreu entre 13 e 28 de maio de 2020 e envolveu etapas como a discussão do problema com a comunidade, levantamento de possíveis soluções, prototipação e levantamento de métricas de validação. A equipe apresentou opções de ferramentas digitais (utilizando Facebook e WhatsApp) que podem ser adicionadas ao cotidiano do ensino remoto, considerando questões como viabilidade de acesso por diferentes realidades sociais, qualidade da comunicação aluno-professor e aluno-aluno, flexibilidade a diferentes aplicações didáticas e evolução contínua dessas ferramentas. As opções apresentadas buscam promover a interação e o contato entre professor e aluno, preservando a autonomia do professor em sua prática pedagógica, bem como as peculiaridades de cada área do conhecimento.