TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO FATOR DE ACESSIBILIDADE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE SURDOS
Resumo
O presente artigo tem como objetivo identificar a importância da Tecnologia Assistiva para a acessibilidade no processo de ensino aprendizagem de Surdos, em uma instituição de ensino da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Brasília/ DF. A fundamentação teórica aborda as mídias para a educação, Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, mídias para a educação de Surdos e educação e letramento de Surdos no Brasil. Trata-se de um estudo de caso com utilização de questionários para a coleta dos dados, aplicados a um docente, um Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais e estudantes Surdos da instituição. Os resultados indicam que, apesar da difusão e popularização das mídias sociais e da constatação que as Tecnologias Assistivas promovem a acessibilidade comunicacional e informacional na medida em que viabiliza autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social aos indivíduos que necessitam, há diferenças no entendimento dos respondentes sobre Tecnologia Assistiva (TA), o que reflete a falta de efetivação entre o professor acredita estar fazendo para esses estudantes e o que o Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais e os discentes Surdos vivenciam na sala de aula.