TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS): INFLUÊNCIAS POSITIVAS E NEGATIVAS NO CONTEXTO ESCOLAR

  • Kariane Batistello

Resumo

Atualmente, o âmbito educacional vem sofrendo algumas modificações, principalmente em relação ás ferramentas utilizadas na prática pedagógica. Dessa forma, as tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) influenciam para estas modificações no contexto escolar, pois no momento atual os docentes utilizam-se destas tecnologias para inovar suas metodologias de ensino e aprendizagem. Uma vez que, os educandos já nasceram em meio à era tecnológica tendo contato com eletrônicos e informações digitais, os docentes precisam atualizar seus métodos de ensino buscando inovar suas práticas pedagógicas. Porém, as tecnologias influenciam tanto de forma positiva quanto negativa no espaço escolar. Enquanto alguns professores utilizam se das tecnologias, encontramos outros docentes com grande dificuldade em saber lidar com essas inovações. Assim, este estudo foi elaborado por meio de uma pesquisa bibliográfica, caracterizada como quantitativa que teve como objetivo identificar e compreender os aspectos negativos e positivos proporcionados pelas TDICs no contexto escolar. No entanto, pode se concluir que a tecnologia atualmente traz inúmeros elementos positivos para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem do educando, mas ao mesmo tempo apresenta aspectos negativos que precisam ser aperfeiçoados. Assim, estes resultados irão auxiliar os profissionais da educação a compreender as influências das tecnologias de forma diferenciada no âmbito escolar.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
BATISTELLO, Kariane. TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS): INFLUÊNCIAS POSITIVAS E NEGATIVAS NO CONTEXTO ESCOLAR. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1866>. Acesso em: 22 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição