TEORIAS DE APRENDIZAGEM APLICADAS AO E-LEARNING: UMA ABORDAGEM DA TEORIA COGNITIVA DE APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA

  • Luiz Fernando Gomes Pinto

Resumo

O objetivo deste estudo é apresentar as principais teorias de aprendizagem, com enfoque para as teorias de aprendizagem multimídia, em especial a teoria cognitiva de aprendizagem multimídia, assim como as teorias e modelos de instrução. As teorias de aprendizagem multimídia ganharam destaque com o aumento da importância da modalidade de e-learning, na qual o processo de ensino e aprendizagem se dá especificamente por meio de mídia eletrônica. A adequação das teorias de aprendizagem aos ambientes virtuais de aprendizagem é de grande relevância para permitir a utilização eficaz dos novos recursos de textos e imagens criados a partir da evolução das TICs. A elaboração deste estudo baseou-se em uma pesquisa bibliográfica contemplando os principais autores sobre o tema, em especial Richard Mayer, e almeja poder contribuir para o aperfeiçoamento da produção de recursos didáticos multimídia.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
FERNANDO GOMES PINTO, Luiz. TEORIAS DE APRENDIZAGEM APLICADAS AO E-LEARNING: UMA ABORDAGEM DA TEORIA COGNITIVA DE APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1867>. Acesso em: 29 maio 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição