VIRANDO O JOGO: A GAMIFICAÇÃO APLICADA NO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES PARA RESSOCIALIZAÇÃO DE PRESOS

  • Fábio Ventorim Siqueira
  • Márcia Gonçalves Oliveira

Resumo

Nesta pesquisa, mostramos que o uso da gamificação, aliada a outras estratégias de ensino de programação, gerou resultados surpreendentes no ensino de programação de computadores para pessoas em privação de liberdade. Baseado no princípio da aprendizagem do psicólogo norte americano Robert Mills Gagné, elaboramos oficinas que utilizam a estratégia de gamificação para motivar os alunos e através de uma parceria firmada entre o Instituto Federal do Espírito Santo e a Secretaria de Estado da Justiça do Espírito Santo, foi possível aplicar o curso nas dependências da Penitenciária Semiaberta de Vila Velha-ES. Os resultados mostram que o tempo ocioso em cela deu lugar ao desenvolvimento do pensamento computacional, gerando uma mudança de perspectiva na visão desses alunos presos e, através de um discurso emocionante, um deles faz um apelo, que apresentamos neste artigo na forma de carta aberta ao CIET:EnPED, para que mais ações educacionais com o objetivo de ressocialização de presos através da computação sejam realizadas. Este artigo é, portanto, um manifesto de que as pessoas não são irrecuperáveis e que a computação pode muito contribuir para transformar a realidade dessas pessoas e a ajudá-las em sua reintegração à sociedade.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SIQUEIRA, Fábio Ventorim; OLIVEIRA, Márcia Gonçalves. VIRANDO O JOGO: A GAMIFICAÇÃO APLICADA NO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES PARA RESSOCIALIZAÇÃO DE PRESOS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1868>. Acesso em: 19 set. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição