TERMIQUIZ: UM JOGO VIRTUAL COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DE TÓPICOS DE TERMOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

  • Thaynara Carvalho de Faria Marques
  • Thayane Carvalho de Faria Mota
  • Tiago Carvalho Martins

Resumo

O engajamento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Física representa, historicamente, um desafio aos educadores. O desenvolvimento de tecnologias que podem ser adaptadas ao contexto educativo surge como uma possibilidade para se alcançar a motivação da nova geração de estudantes que desde de cedo é cercada de tecnologias e mídias digitais. Logo, objetivando disponibilizar uma ferramenta tecnológica de fácil acesso que pudesse auxiliar no processo de ensinoaprendizagem dos conteúdos de Termologia, foi desenvolvido e implementado em sala de aula o aplicativo para smartphone Termiquiz que segue o formato de jogo de perguntas e respostas. O produto educacional teve como base a teoria de aprendizagem behaviorista. O jogo virtual foi aplicado a uma turma do segundo ano do Ensino Médio da escola EEEM Walkise da Silveira Vianna, na cidade de Marabá – Pará. Após a análise dos dados coletados, observou-se o engajamento dos alunos na atividade, bem como a melhoria nos testes de conhecimento do conteúdo.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
CARVALHO DE FARIA MARQUES, Thaynara; CARVALHO DE FARIA MOTA, Thayane; CARVALHO MARTINS, Tiago. TERMIQUIZ: UM JOGO VIRTUAL COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DE TÓPICOS DE TERMOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1870>. Acesso em: 23 jul. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição