TERMIQUIZ: UM JOGO VIRTUAL COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DE TÓPICOS DE TERMOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
Resumo
O engajamento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Física representa, historicamente, um desafio aos educadores. O desenvolvimento de tecnologias que podem ser adaptadas ao contexto educativo surge como uma possibilidade para se alcançar a motivação da nova geração de estudantes que desde de cedo é cercada de tecnologias e mídias digitais. Logo, objetivando disponibilizar uma ferramenta tecnológica de fácil acesso que pudesse auxiliar no processo de ensinoaprendizagem dos conteúdos de Termologia, foi desenvolvido e implementado em sala de aula o aplicativo para smartphone Termiquiz que segue o formato de jogo de perguntas e respostas. O produto educacional teve como base a teoria de aprendizagem behaviorista. O jogo virtual foi aplicado a uma turma do segundo ano do Ensino Médio da escola EEEM Walkise da Silveira Vianna, na cidade de Marabá – Pará. Após a análise dos dados coletados, observou-se o engajamento dos alunos na atividade, bem como a melhoria nos testes de conhecimento do conteúdo.