SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: CONSTRUÇÃO DE CARTILHA DIGITAL PARA ADULTOS E IDOSOS

  • LAUANY SILVA DE MEDEIROS
  • ALISSON OURIQUES DE GOUVEIA
  • ALINE OURIQUES DE GOUVEIA
  • AMANDA OURIQUES DE GOUVEIA
  • JOSÉ BENEDITO DOS SANTOS BATISTA NETO
  • HERBERTH RICK DOS SANTOS SILVA
  • KAREN SILVA DE CASTRO

Resumo

No contexto atual, o mundo enfrenta uma doença desconhecida, os governos dão prioridade a saúde física, o combate e a prevenção da doença, com isso, as interferências a saúde mental tendem a ser minimizadas e subestimadas, o que pode gerar o aparecimento ou agravo de doenças mental. Diante disso, as tecnologias educativas em saúde facilitam o processo ensino-aprendizagem e auxiliam no compartilhamento de informações confiáveis que são capazes de amenizar o efeito psicológico negativo da pandemia, proporcionando ao indivíduo a participação e emancipação no seu processo de aprendizagem. Portanto, o presente relato tem o objetivo descrever a experiência de promoção a saúde, a partir da construção de duas tecnologias educacionais. Destarte, o estudo caracterizou-se como relator de experiencia do tipo descritivo, acerca da construção de tecnologias leves, na forma de cartilha educativa, sobre orientações para manter a qualidade da saúde mental de adultos e idosos no período de pandemia, por isso, as abordagens tecnológicas foram realizadas em 06 etapas. Considerando que este trabalho priorizou uma abordagem didática à distância, com a criação de 02 cartilhas digital com 11 páginas, em formato de PNG e tamanho 33x19 cm, sendo embasada na Organização Mundial de Saúde. Portanto, percebe-se cada vez mais as inovações tecnológicas estão incorporadas no cotidiano das pessoas, sendo que na educação e saúde, elas devem caminhar juntas, pois permitem melhor divulgação de informações.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
MEDEIROS, LAUANY SILVA DE et al. SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: CONSTRUÇÃO DE CARTILHA DIGITAL PARA ADULTOS E IDOSOS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1871>. Acesso em: 09 dez. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição