SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE SOLOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL
Resumo
Séries ordenadas de atividades que consideram o saber e especificidades discentes, contextualizadas à realidade local, e que promovem o desenvolvimento cognitivo e autonomia na aprendizagem constituem as sequências didáticas (SD). É uma alternativa para melhorar o ensino de solos na educação básica, visto ser frequente a pouca formação dos docentes na área. Objetivou-se elaborar uma SD sobre os solos da Amazônia Sul-Ocidental, baseada nos conteúdos previstos no Documento Curricular do Estado de Rondônia. Foram utilizadas bibliografias científicas sobre os solos da região, e a SD foi estruturada em 7 aulas, que consideram os temas: conceito de solo, formação e material de origem, horizontes dos solos, características e a composição do solo, funções do solo, e uso do solo e impactos ambientais. A SD é baseada nos conteúdos previstos do 6º ao 9º ano, do ensino de ciências e geografia. É baseada nos princípios conceituais, procedimentais e atitudinais, e mostrou-se como alternativa viável para a criação de materiais didáticos sobre os solos da Amazônia Sul-Ocidental.