SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE SOLOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL

  • Kellyson Silva de Souza
  • Simone Valim Schmidt

Resumo

Séries ordenadas de atividades que consideram o saber e especificidades discentes, contextualizadas à realidade local, e que promovem o desenvolvimento cognitivo e autonomia na aprendizagem constituem as sequências didáticas (SD). É uma alternativa para melhorar o ensino de solos na educação básica, visto ser frequente a pouca formação dos docentes na área. Objetivou-se elaborar uma SD sobre os solos da Amazônia Sul-Ocidental, baseada nos conteúdos previstos no Documento Curricular do Estado de Rondônia. Foram utilizadas bibliografias científicas sobre os solos da região, e a SD foi estruturada em 7 aulas, que consideram os temas: conceito de solo, formação e material de origem, horizontes dos solos, características e a composição do solo, funções do solo, e uso do solo e impactos ambientais. A SD é baseada nos conteúdos previstos do 6º ao 9º ano, do ensino de ciências e geografia. É baseada nos princípios conceituais, procedimentais e atitudinais, e mostrou-se como alternativa viável para a criação de materiais didáticos sobre os solos da Amazônia Sul-Ocidental.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SILVA DE SOUZA, Kellyson; SCHMIDT, Simone Valim. SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE SOLOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1872>. Acesso em: 12 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição