YOUTUBE & EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PUBLICAÇÕES DISPONÍVEIS PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA SOBRE O CÂNCER DE MAMA
Resumo
O objetivo do presente estudo foi analisar o conteúdo dos vídeos sobre câncer de mama postados no Youtube. Trata-se de um estudo descritivo do tipo retrospectivo de análise de conteúdo midiático publicado na internet. Os vídeos foram coletados a partir da utilização do descritor “câncer de mama” entre os dias 18 e 28 de março de 2020. Foram encontrados 4.090.000 vídeos e selecionados os 10 com maior número de visualizações. Quanto à definição, 60% dos vídeos não explicou o que é o câncer de mama. Em relação aos sinais e sintomas, 70% não os citou. Quanto a epidemiologia, 40% não discutiu esse tópico e 60% apenas citou breve estatística. Em relação aos fatores de risco, 60% dos vídeos não abordou o tema. Quanto à prevenção, 40% não discutiu o tema. Em relação à detecção precoce, 90% não abordou o tema. Em relação ao rastreamento, 30% dos vídeos não abordou o tema. Quanto ao tratamento, 70% não abordou o tema. Em relação aos outros meios de diagnósticos, 50% não discutiu o tema. Conclui-se que os vídeos mais visualizados no Youtube sobre o câncer de mama apresentam conteúdo limitado sobre aspectos relevantes da doença como prevenção e diagnóstico precoce sugerindo a necessidade de controle das informações sobre saúde divulgadas por esta plataforma online de vídeo. Palavras-chave: informação de qualidade; mídias sociais; educação em saúde