REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO CAMPO DA EDUCAÇÃO
Resumo
O presente texto se refere a uma pesquisa de mestrado em andamento que tem como
objetivo analisar a produção acadêmico-científica sobre a Inteligência Artificial (IA) no
campo da educação. À questão orientadora, busca-se responder se a inteligência artificial
reforçaria a tendência neotecnicista colocada desde a Revolução Tecnológica e do
Neoliberalismo ou se a utilização da IA na educação possibilitaria novos modelos de
formação e emancipação humana, além de investigar as contribuições teóricas-
metodológicas que tais produções aportam ao campo educacional. O enfoque da
pesquisa é qualitativo, tendo a coleta de dados realizada por meio de uma revisão
bibliográfica. O itinerário da pesquisa abordará a produção científica sobre a IA no campo
educacional através de um referencial teórico crítico, compreensivo (Libâneo, 2012), para
situar os desenvolvimentos de novas tecnologias no campo das políticas públicas
educacionais (Barroso, 2005; Passone, 2013). Contribuindo para a discussão, buscar-se-á
Bourdieu (2004) elementos para conceituar a noção de campo científico, em Lyotard
(2009) a definição sobre a sociedade do conhecimento e suas implicações sobre a
legitimação do saber, da pesquisa e do ensino e, em , Charlot (2006) a delimitação sobre
campos de pesquisa nas ciências da educação, e, por fim, as reflexões de Lee (2019) sobre
os impactos da IA em relação ao mundo do trabalho e à educação na sociedade global. Os
resultados preliminares apontam cerca de trinta (30) trabalhos identificados no banco de
periódicos CAPES os quais necessitam de análise aprofundada.
Palavras-chave: Educação, Inteligência Artificial, Políticas Públicas Educacionais,
Sociedade do Conhecimento.