ENSINO DE CIÊNCIAS E O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA SOBRE O SISTEMA REPRODUTOR HUMANO

  • Caroline Oenning de Oliveira
  • André Luís de Oliveira

Resumo

O Ensino de Ciências precisa ser planejado para além do trabalho conceitual, de modo que a didática em Ciências, na prática, contribua para introduzir os alunos no universo científico e possibilite a eles construírem seus conhecimentos a partir dos problemas e fenômenos do mundo e de seu cotidiano. Assim, este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta didática para a abordagem de conteúdos do Sistema Reprodutor Humano na disciplina de Biologia, apoiada pelo uso das Tecnologias Digitais. Para tanto, integramos os pressupostos epistemológicos construtivista de Jean Piaget e sociointeracionista de Lev S. Vigotstky ao adotarmos como metodologia em nossa proposta a perspectiva de Ensino de Ciências por Investigação baseada nas orientações da autora Anna Maria Pessoa de Carvalho, bem como estratégias de gamificação a partir do uso do software BioMais. Como resultado, obtivemos uma proposta didática no formato de Sequência de Ensino Investigativa (SEI), capaz de respaldar os processos de ensino e aprendizagem de Biologia de forma desafiadora, lúdica e significativa. Palavras-chave: Sequência de Ensino Investigativa. Software aplicativo BioMais. Ensino de Biologia.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
OLIVEIRA, Caroline Oenning de; OLIVEIRA, André Luís de. ENSINO DE CIÊNCIAS E O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA SOBRE O SISTEMA REPRODUTOR HUMANO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1887>. Acesso em: 30 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição