MÁQUINA DE RUBE GOLDBERG COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL

  • Alexandre Simon
  • Vanessa Lima Bertolazi Simon
  • Elcio Schuhmacher

Resumo

No atual cenário, é expressiva a relevância e a evolução da tecnologia e dos sistemas que a compõe. Deste modo, é significativo o nosso olhar para a escola, visando preparar nossos alunos para as habilidades do século XXI. Neste contexto aplica-se os pilares do Pensamento Computacional (Abstração, Decomposição, Reconhecimento de Padrões e Algoritmo), a fim de desenvolver habilidades comumente desenvolvidas por cientistas da computação, como a resolução de problemas, ambiguidade e comunicação. Em consonância a esta prerrogativa, foi proposto a alunos de duas turmas do 8 Ano do Ensino Fundamental, de uma escola particular no município de Tijucas, a construção da Máquina de Rube Goldberg (MRG), que traz em seu cerne o nome de seu criador e visa resolver um problema simples de forma complicada. Nesta pesquisa, de cunho qualitativo, atuou-se como professor e pesquisador com método de investigação participante, na qual se observau o processo de desenvolvimento dos projetos de construção da MRG e a sua replicação por um grupo oposto. Para análise dos dados fez uso da abstração empírica e reflexionante, dada a fase de ensino e idade dos participantes, identificando que, na proposta, os alunos atingiram somente a abstração empírica. Sendo assim, estratégias como a construção da Máquina de Rube Goldberg, converge com o desenvolvimento das habilidades propostas pelo Pensamento Computacional e de suas habilidades e atitudes. Palavras-chave: Reflexionante, Empírica, Pensamento Computacional.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SIMON, Alexandre; SIMON, Vanessa Lima Bertolazi; SCHUHMACHER, Elcio. MÁQUINA DE RUBE GOLDBERG COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1889>. Acesso em: 27 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC