ESCRITA COLABORATIVA: ESTRATÉGIAS ASSÍNCRONAS DE PRODUÇÃO DE TEXTOS EM EAD
Resumo
Em EaD, ora as atividades de aprendizagem podem se configurar de modo síncrono, ou seja, em horários e locais previamente definidos; ora se configuram de modo assíncrono, mobilizando, por parte dos discentes, estratégias distintas para a construção de suas práticas. Nesse contexto, a pesquisa objetiva observar quais são as estratégias empregadas pelos alunos da EaD em suas atividades e trabalhos textuais em grupo, com o intuito de analisar os modos de interação pelos quais os discentes se apropriam para a construção de sua escrita colaborativa. Para tanto, serão realizados questionários com os alunos/sujeitos envolvidos no processo, a fim de categorizar os meios pelos quais eles constroem seus textos. O estudo alicerça-se nos arcabouços teóricos apresentados por Araújo (2013), Lowry (2004) e Pinheiro (2013) no que diz respeito à EaD e à escrita colaborativa. Esta investigação integra o TDIC-ENALP – Tecnologias Digitais de Comunicação e Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa, da Universidade Estadual de Londrina, projeto de pesquisa que objetiva investigar, sob a perspectiva da linguagem, a aprendizagem colaborativa e seu ensino em ambientes mediados por TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação). Desse modo, almeja-se investigar e, futuramente, intervir sobre os modos de interação e de produção de textos colaborativos. Palavras-chave: Escrita colaborativa; Educação a distância; Produção textual; Interação social; Aprendizagem on-line.