A ERA DOS PROTÓTIPOS: HETEROGENEIDADE E FLEXIBILIDADE NO TRATAMENTODAS HIPERMÍDIAS EM SALA DE AULA
Resumo
No contexto escolar, o processo de recepção e produção de hipermídias pode favorecer a polissemia interpretativa (CANCLINI, 2003) e desenvolvimento de letramento crítico (LUKE e FREEBODY, 1997) em uma realidade de interculturalidades híbridas. Neste trabalho verificamos a relevância da utilização de práticas pedagógicas flexíveis e de estrutura vazada (ROJO 2012) durante um processo de valorização da interlocução com os alunos, por meio da leitura e discussão de textos oriundos de diferentes áreas. Práticas como essas, que atendem às especificidades dos letramentos digitais, podem fazer emergir novas epistemes dos sujeitos que possuem vivências e culturas próprias diante da possível homogeneidade de discursos e consequente monologização das consciências, causadas por processos ininterruptos de padronização promovidos pela globalização (STREET, 2014). Palavras-chave: Ensino; Hipermídias; Heterogeneidade; Flexibilidade.