A ROBÓTICA PROPORCIONANDO A CONSTRUÇÃO DO RACIOCÍNIO E CRIATIVIDADE DOS ALUNOS

  • Rosana Aparecida Silva de Oliveira

Resumo

A robótica a partir da área industrial e agora educacional tem evoluído muito, melhorando as técnicas de trabalho e desenvolvendo o aprendizado das crianças e dos jovens. O presente trabalho apresenta algumas atividades realizadas na aula de Robótica da escola Centro Nacional Integrado de Cursos - CENAIC, para demonstrar nas resoluções das atividades especialmente nas soluções dos desafios resolvidos pelos alunos, exercícios que motivam, desenvolvem o raciocínio lógico e criativo dos mesmos. O objetivo desse trabalho é promover a importância da robótica com LEGO Mindstorms EV3Å1, como um meio para o desenvolvimento cognitivo dos alunos. O desenvolvimento da programação da construção e desing de robôs proporciona o envolvimento dos alunos com o seu objeto de aprendizagem indo de acordo com as contribuições das teorias de Piaget e autores que discutem essa temática do ponto de vista pedagógico construtivista. A Robótica de maneira prazerosa, estimula diversas habilidades como trabalho em grupo, comunicação, planejamento resolução de desafios enfim melhor desempenho escolar. O presente estudo está sendo desenvolvido, contudo já apresenta resultados dentro dos esperados.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
OLIVEIRA, Rosana Aparecida Silva de. A ROBÓTICA PROPORCIONANDO A CONSTRUÇÃO DO RACIOCÍNIO E CRIATIVIDADE DOS ALUNOS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/963>. Acesso em: 23 abr. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Epistemologia e Produção de conhecimento no contexto da Educação e Tecnologias