WHATSAPP COMO FERRAMENTA PARA A ORGANIZAÇÃO DE GRUPOS FOCAIS ONLINE NA PESQUISA DA EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Braian Veloso

Resumo




As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) têm modificado a forma como os seres humanos se relacionam com o conhecimento. Consequentemente, a ciência tem passado por transformações que concernem, dentre outros aspectos, aos métodos e aos procedimentos metodológicos que conduzem o processo de coleta e análise dos dados. Dito isso, o objetivo deste estudo é discutir as principais vantagens e desvantagens do uso do WhatsApp enquanto ferramenta para a organização de grupos focais online nas pesquisas em educação. Por meio de relato de experiência, compartilhamos as nossas percepções obtidas quando da coleta de dados para a tese de doutorado do autor, que versa sobre o processo de institucionalização da Educação a Distância (EaD). Detalhadamente, foram organizados 3 grupos focais online, mediante discussões assíncronas por texto, lançando mão do aplicativo WhatsApp. Como resultado, observamos algumas limitações e potencialidades, a saber: as discussões virtuais por texto não permitem identificar aspectos como expressões faciais; há, geralmente, dificuldade em manter a intensidade do debate, sobretudo quando as conversas são assíncronas; mas o grupo focal online permite que o pesquisador reúna sujeitos distantes geograficamente, sobrepujando, inclusive, as dificuldades de organização de tempo; cita-se, aliás, a facilidade no tratamento dos dados, uma vez que o aplicativo gera, automaticamente, um arquivo de texto com toda a conversa.




Publicado
2020-08-28
Como Citar
VELOSO, Braian. WHATSAPP COMO FERRAMENTA PARA A ORGANIZAÇÃO DE GRUPOS FOCAIS ONLINE NA PESQUISA DA EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/964>. Acesso em: 29 maio 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Epistemologia e Produção de conhecimento no contexto da Educação e Tecnologias