UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS FINALIDADES E CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DE SENTIMENTOS EM MOOCS

  • Napoliana Silva de Souza
  • Gabriela Trindade Perry

Resumo




A análise de sentimentos está interessada em obter informações afetivas em dados textuais derivados de diferentes contextos, com apoio de tecnologias, algoritmos e léxicos, fundamentando-se na área de inteligência artificial. Nesse artigo, a atenção está voltada para os Massive Open Online Courses (MOOCs). Mediante este esclarecimento, recorreu-se à revisão sistemática da literatura como método de investigação, tendo-se o objetivo de descobrir as finalidades e contribuições de pesquisas que executaram análise de sentimentos em MOOCs. Com os resultados foi constatado que os estudos com foco em análise de sentimentos têm diferentes finalidades, tais como obter feedbacks emocionais, extrair sentimentos a respeito do curso a partir de postagens, comparar técnicas ao categorizar a polaridade de sentimentos, e dentre os propósitos identificados usar os sentimentos para compreender as experiências de aprendizado dos alunos é o que desencadeia mais interesse nos pesquisadores. As contribuições também são diversas, abrangendo gerar melhorias em experiências de aprendizado, no curso, encontrar associações entre os sentimentos com o sucesso ou desistência, bem como reduzir as emoções negativas e aumentar as positivas.




Publicado
2020-08-28
Como Citar
SOUZA, Napoliana Silva de; PERRY, Gabriela Trindade. UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS FINALIDADES E CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DE SENTIMENTOS EM MOOCS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/966>. Acesso em: 29 maio 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Epistemologia e Produção de conhecimento no contexto da Educação e Tecnologias