UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE IMPLANTAÇÃO DA EAD EM CURSOS PRESENCIAIS
Resumo
Como modalidade a educação a distância - EaD expandiu-se a partir do final do século passado. Mas, ainda é questionada por uma parcela da comunidade acadêmica quanto sua eficácia e qualidade. Amparada por uma legislação específica, foi facultada a possibilidade de implantação de EaD em um percentual da carga horária dos cursos presenciais. No entanto, ainda gera dúvidas e até desaprovação do corpo docente de cursos presenciais. Com o fim de responder à questão sobre que aspectos contemplar na implantação ou implementação propostas de EaD em cursos de licenciatura presencial, foi proposto um estudo bibliográfico que se encontra em andamento. O presente trabalho constitui um recorte que tem como objetivo analisar a produção sobre EaD nos cursos presenciais no Brasil nos dois últimos anos. As buscas ocorreram na base de dados CAPES – Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível, Google Acadêmico e no site do SCIELO do Brasil. A busca nos revelou a existência de uma produção volumosa e recente sobre EaD. No entanto, quando se trata da inserção da EaD no ensino presencial, a produção é restrita e vincula-se a relatos pontuais de experiências que nem sempre apresentam contribuições aos caminhos para implantação de novas propostas.