TUTORIA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA INVESTIGAÇÃO BIBLIOMÉTRICA A PARTIR DA MINERAÇÃO DE TEXTO

  • Kécia da Silveira Galvão
  • Gustavo Henrique de Aragão Ferreira
  • Cacilda Soares de Andrade

Resumo




Este estudo teve como objetivo pesquisar os trabalhos que versassem concomitantemente da temática educação a distância e tutoria e, por meio da técnica de mineração de texto, identificar os principais estudos, autores e co-ocorrência de palavras-chave. Para isso, utilizou-se como base de dados e para análise a Web of Science e o aplicativo VOSViewer. Dentre os principais resultados está um total de 2001 trabalhos encontrados, entretanto o número de publicações apenas ganha força a partir de 2002. Além disso, a grande maioria é classificada como trabalhos de eventos e também há indícios de falta de continuidade de pesquisas por parte de autores. Por sua vez, esses achados trazem a perspectiva de necessidade de amadurecimento da temática. Sobre os resultados da co-ocorrência de palavras-chave tem-se que a e-learning e os sistemas de controle e avaliação de tutoria tem sido os principais direcionamentos e, por fim, as pesquisas mais recentes tem se voltado a vivência dos agentes envolvidos.




Publicado
2020-08-28
Como Citar
GALVÃO, Kécia da Silveira; FERREIRA, Gustavo Henrique de Aragão; ANDRADE, Cacilda Soares de. TUTORIA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA INVESTIGAÇÃO BIBLIOMÉTRICA A PARTIR DA MINERAÇÃO DE TEXTO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/969>. Acesso em: 20 maio 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Epistemologia e Produção de conhecimento no contexto da Educação e Tecnologias