BLOG: INTERAÇÕES COM A LEITURA E A ESCRITA A PARTIR DE CARTAS ONLINE

  • Luciane Magalhães Corte Real
  • Luciane Stepanski

Resumo

O presente artigo é um recorte de uma pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que aborda Aprendizagens e Tecnologias Digitais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na forma de estudo de caso, cuja estratégia metodológica se deu a partir da escrita de cartas online, realizadas presencialmente e/ou a distância, no Blog de uma turma de anos iniciais, em uma escola pública. Analisaram-se os percursos de cada grupo de alunos no que tange às aprendizagens da escrita. Foram analisadas as postagens e as falas dos alunos enquanto construíam suas escritas e a reescrita no blog a partir das aprendizagens. O referencial teórico que orientou a proposta e a coleta de dados foi a epistemologia genética piagetiana e pesquisadores na área da Tecnologia. O estudo apontou que o Blog, junto com a prática pedagógica ativa, melhora as escritas dos alunos. Palavras-chave: aprendizagem, blog, escrita, anos iniciais.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
REAL, Luciane Magalhães Corte; STEPANSKI, Luciane. BLOG: INTERAÇÕES COM A LEITURA E A ESCRITA A PARTIR DE CARTAS ONLINE. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/973>. Acesso em: 18 set. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC