BLOG: INTERAÇÕES COM A LEITURA E A ESCRITA A PARTIR DE CARTAS ONLINE
Resumo
O presente artigo é um recorte de uma pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que aborda Aprendizagens e Tecnologias Digitais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na forma de estudo de caso, cuja estratégia metodológica se deu a partir da escrita de cartas online, realizadas presencialmente e/ou a distância, no Blog de uma turma de anos iniciais, em uma escola pública. Analisaram-se os percursos de cada grupo de alunos no que tange às aprendizagens da escrita. Foram analisadas as postagens e as falas dos alunos enquanto construíam suas escritas e a reescrita no blog a partir das aprendizagens. O referencial teórico que orientou a proposta e a coleta de dados foi a epistemologia genética piagetiana e pesquisadores na área da Tecnologia. O estudo apontou que o Blog, junto com a prática pedagógica ativa, melhora as escritas dos alunos. Palavras-chave: aprendizagem, blog, escrita, anos iniciais.