TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E O CONHECIMENTO PODEROSO
Resumo
O presente trabalho emana do processo de aprofundamento de estudos acerca dos conceitos de Conhecimento Poderoso (YOUNG, 2007, 2011), Aprendizagem Significativa (AUSUBEL, 1968) e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Esse movimento de aprofundamento conceitual apoia uma pesquisa de mestrado, ainda em curso, junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo. O cerne da pesquisa consiste em investigar junto aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma determinada escola pública estadual paulista, se há indícios de Aprendizagem Significativa e apropriação de Conhecimento Poderoso em práticas pedagógicas conduzidas e mediadas por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Nossa investigação ampara-se no aporte metodológico da pesquisa social, tendo como linha basilar a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), e como nosso principal instrumento de intervenção e coleta de dados a aplicação de uma Sequência Didática (ZABALA, 1998) conduzida e apoiada pelos aplicativos e plataformas Padlet, Mentimeter, Plickers e GoogleForms. Nosso objetivo é contribuir no desenvolvimento de práticas pedagógicas centradas genuinamente em processos de aprendizagem.