TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E O CONHECIMENTO PODEROSO

  • José Carlos da Silva
  • Jerusa Vilhena de Moraes

Resumo




O presente trabalho emana do processo de aprofundamento de estudos acerca dos conceitos de Conhecimento Poderoso (YOUNG, 2007, 2011), Aprendizagem Significativa (AUSUBEL, 1968) e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Esse movimento de aprofundamento conceitual apoia uma pesquisa de mestrado, ainda em curso, junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo. O cerne da pesquisa consiste em investigar junto aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma determinada escola pública estadual paulista, se há indícios de Aprendizagem Significativa e apropriação de Conhecimento Poderoso em práticas pedagógicas conduzidas e mediadas por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Nossa investigação ampara-se no aporte metodológico da pesquisa social, tendo como linha basilar a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), e como nosso principal instrumento de intervenção e coleta de dados a aplicação de uma Sequência Didática (ZABALA, 1998) conduzida e apoiada pelos aplicativos e plataformas Padlet, Mentimeter, Plickers e GoogleForms. Nosso objetivo é contribuir no desenvolvimento de práticas pedagógicas centradas genuinamente em processos de aprendizagem.




Publicado
2020-08-28
Como Citar
SILVA, José Carlos da; MORAES, Jerusa Vilhena de. TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E O CONHECIMENTO PODEROSO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/974>. Acesso em: 20 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Epistemologia e Produção de conhecimento no contexto da Educação e Tecnologias