PRESSUPOSTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DAS PESQUISAS PARTICIPANTES: A QUESTÃO DA OBJETIVIDADE CIENTIFICA

  • Fernando Xavier Silva
  • Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi

Resumo




Este trabalho consiste em um estudo epistemológico de pesquisas-ação por meio de uma revisão de literatura. Foram recuperadas teses de doutorado na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a busca foi realizada com os descritores Pesquisa-Ação, Escola e Educação. Realizada a definição das pesquisas que seriam analisadas, a leitura dos trabalhos deu-se sob norteamento das seguintes questões: Quais os critérios de cientificidade das pesquisas participantes e como elas justificam as próprias pesquisas metologicamente?; Quais as implicações da pesquisa- ação no Ensino à distância (EAD)? Comumente, os desenvolvimentos metodológicos das pesquisas encontram-se em capítulos específicos, por isso, efetuou-se a leitura somente dessas seções. O rigor metodológico é um dos critérios para a legitimidade da Ciência, somente essa constatação justificaria os estudos epistemológicos, no entanto, o exercício teórico de avaliação de métodos científicos pode fomentar padronizações, o preenchimento de lacunas, a sustentação teórica e, com isso, sustentar mais produções dessas que são fundamentalmente pesquisas transformadoras da realidade e, defendeu- se neste trabalho, ciências populares emergentes. Por fim, complementa-se com a tese de que elas são uma possibilidade do desencastelamento da ciência como bastiã da verdade circunscrita aos ambientes estritamente científicos.




Publicado
2020-08-28
Como Citar
SILVA, Fernando Xavier; HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini. PRESSUPOSTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DAS PESQUISAS PARTICIPANTES: A QUESTÃO DA OBJETIVIDADE CIENTIFICA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/979>. Acesso em: 20 maio 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Epistemologia e Produção de conhecimento no contexto da Educação e Tecnologias