POR UMA COMUNICAÇÃO AUTÊNTICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: APROXIMAÇÕES ENTRE A COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA E A EAD
Resumo
O objetivo deste trabalho foi analisar a comunicação dos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia- Educação Profissional Tecnológica, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), através da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A metodologia escolhida foi a análise qualitativa das avaliações enviadas nos processos de rematrícula semestral, a partir dos conceitos da teoria da Comunicação não Violenta (CNV), desenvolvida por Marshall Rosemberg. O estudo buscou observar ainda, a identificação de elementos que poderiam aprimorar a comunicação entre alunos, tutores, professores e coordenação de curso. A fonte da pesquisa foi o Moodle do IFSULDEMINAS- UAB. As primeiras conclusões apontam que os comentários inseridos pelos alunos nos momentos de avaliação do curso, estão repletos de julgamentos. Não apresentam pedidos específicos, o que não possibilita a efetivação de ações concretas. A CNV se revelou uma boa estratégia para aprimoramento desta comunicação no AVA e será realizado um projeto de aprofundamento dos estudos iniciais nas atividades do curso e de prática da CNV com os sujeitos.