CLUBE DE LEITURA O CAPÍTULO QUE FALTA: UMA EXPERIÊNCIA COLABORATIVA

  • Salete de Fátima Noro Cordeiro
  • Regina Celia Dantas Araujo
  • Natália Lima Figueiroa

Resumo

A prática de leitura é elemento fundamental para uma formação interdisciplinar e cidadã. Através do domínio desta habilidade não apenas a ampliação do repertório linguístico é potencializada, mas desenvolve-se uma abertura para o mundo através da alteridade gerada pelo exercício de codificação que a literatura oferece. Nosso principal objetivo foi promover a aproximação dos estudantes com a literatura, produzindo um diálogo interdisciplinar tomando a palavra escrita e os mundos ficcionais como solos comuns para a produção de saberes coletivos voltados à reflexão crítica e construção da cidadania. A metodologia qualitativa esteve amparada na própria dinâmica das estruturas e ritmos do Clube de Leitura, que tornou-se um dispositivo de produção de dados no momento em que aciona diversas ações e protagonismos. Temos como resultados preliminares o fortalecimento de um coletivo que está criando redes de sociabilidade para além do espaço escolar. Palavra chave: Leitura. Cidadania. Tecnologias

Publicado
2020-08-28
Como Citar
CORDEIRO, Salete de Fátima Noro; ARAUJO, Regina Celia Dantas; FIGUEIROA, Natália Lima. CLUBE DE LEITURA O CAPÍTULO QUE FALTA: UMA EXPERIÊNCIA COLABORATIVA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/986>. Acesso em: 19 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC