CLUBE DE LEITURA O CAPÍTULO QUE FALTA: UMA EXPERIÊNCIA COLABORATIVA
Resumo
A prática de leitura é elemento fundamental para uma formação interdisciplinar e cidadã. Através do domínio desta habilidade não apenas a ampliação do repertório linguístico é potencializada, mas desenvolve-se uma abertura para o mundo através da alteridade gerada pelo exercício de codificação que a literatura oferece. Nosso principal objetivo foi promover a aproximação dos estudantes com a literatura, produzindo um diálogo interdisciplinar tomando a palavra escrita e os mundos ficcionais como solos comuns para a produção de saberes coletivos voltados à reflexão crítica e construção da cidadania. A metodologia qualitativa esteve amparada na própria dinâmica das estruturas e ritmos do Clube de Leitura, que tornou-se um dispositivo de produção de dados no momento em que aciona diversas ações e protagonismos. Temos como resultados preliminares o fortalecimento de um coletivo que está criando redes de sociabilidade para além do espaço escolar. Palavra chave: Leitura. Cidadania. Tecnologias