PESQUISADORES DISCUTEM POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA USO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Esse resumo trata as discussões de pesquisadores brasileiros que investigaram as políticas públicas de implantação de tecnologias digitais na rede pública, mais particularmente, na educação básica brasileira, numa interlocução com o objeto de pesquisa em andamento, no âmbito do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática de uma instituição da rede privada de ensino, cujo objeto é o uso de tecnologias em tempos de pandemia no trabalho pedagógico com crianças da educação básica com dificuldades de aprendizagem da escrita e leitura. Nesse sentido, a construção deste estudo ocorreu a partir da discussão de quatro pesquisadores, cujas investigações das políticas públicas para uso de tecnologias de informação no contexto do ensino básico no país, foram reunidos em quatro produções científicas. Apresentaram resultados relevantes comprovando através de suas investigações que as políticas públicas fundamentam as pesquisas científicas e tecnológicas, por meio das ações da CAPES. Tais políticas contribuem para a formação de cidadãos críticos. Assim, passam a ser entendidas como um direito humano, a ser garantido, segundo FRANCO (2009). Contribuem para o investimento e implantação dos sistemas operacionais; Software para redes sociais, internet, equipamentos eletrônicos, telefones celulares, e câmeras digitais. Neste período contemporâneo, a tecnologia em uso na educação matemática, avança com a internet rápida.