PESQUISADORES DISCUTEM POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA USO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Erlinda Martins Batista
  • Eva Maria de Oliveira

Resumo




Esse resumo trata as discussões de pesquisadores brasileiros que investigaram as políticas públicas de implantação de tecnologias digitais na rede pública, mais particularmente, na educação básica brasileira, numa interlocução com o objeto de pesquisa em andamento, no âmbito do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática de uma instituição da rede privada de ensino, cujo objeto é o uso de tecnologias em tempos de pandemia no trabalho pedagógico com crianças da educação básica com dificuldades de aprendizagem da escrita e leitura. Nesse sentido, a construção deste estudo ocorreu a partir da discussão de quatro pesquisadores, cujas investigações das políticas públicas para uso de tecnologias de informação no contexto do ensino básico no país, foram reunidos em quatro produções científicas. Apresentaram resultados relevantes comprovando através de suas investigações que as políticas públicas fundamentam as pesquisas científicas e tecnológicas, por meio das ações da CAPES. Tais políticas contribuem para a formação de cidadãos críticos. Assim, passam a ser entendidas como um direito humano, a ser garantido, segundo FRANCO (2009). Contribuem para o investimento e implantação dos sistemas operacionais; Software para redes sociais, internet, equipamentos eletrônicos, telefones celulares, e câmeras digitais. Neste período contemporâneo, a tecnologia em uso na educação matemática, avança com a internet rápida.




Publicado
2020-08-28
Como Citar
BATISTA, Erlinda Martins; OLIVEIRA, Eva Maria de. PESQUISADORES DISCUTEM POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA USO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/987>. Acesso em: 21 abr. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Epistemologia e Produção de conhecimento no contexto da Educação e Tecnologias