A AFETIVIDADE NA SUPERAÇÃO DE DESAFIOS: APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE INGLÊS PARA UMA CRIANÇA AUTISTA
Resumo
Esta pesquisa busca investigar a possível influência de uma abordagem baseada na afetividade durante o processo de aplicação de uma sequência didática para o ensino de inglês a uma criança com transtorno do espectro autista, superando os desafios que envolvem a inclusão de alunos com o diagnóstico de autismo em uma sala de aula do ensino infantil. Por meio dos pressupostos teóricos do interacionismo sociodiscursivo e de autores que discutem a influência da afetividade nos processos de ensino e na aprendizagem, foram analisadas as atividades de produção inicial e final de uma sequência didática em que foi utilizada, pelo professor, a afetividade como parte de sua proposta durante as atividades e interações. Os dados foram gerados por meio da aplicação do dispositivo didático em um Centro de Educação Infantil em uma cidade no norte do Paraná. O critério utilizado para a verificação da efetividade das atividades propostas na sequência didática foi o desenvolvimento das capacidades de linguagem do aluno. Os resultados indicam que a utilização da afetividade como parte da abordagem de ensino colaborou para a aprendizagem do aluno, atingindo o objetivo de auxiliar na superação de desafios relacionados à inclusão.