A AFETIVIDADE NA SUPERAÇÃO DE DESAFIOS: APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE INGLÊS PARA UMA CRIANÇA AUTISTA

  • Otto Henrique Silva Ferreira
  • Juliana Reichert Assunção Tonelli

Resumo

Esta pesquisa busca investigar a possível influência de uma abordagem baseada na afetividade durante o processo de aplicação de uma sequência didática para o ensino de inglês a uma criança com transtorno do espectro autista, superando os desafios que envolvem a inclusão de alunos com o diagnóstico de autismo em uma sala de aula do ensino infantil. Por meio dos pressupostos teóricos do interacionismo sociodiscursivo e de autores que discutem a influência da afetividade nos processos de ensino e na aprendizagem, foram analisadas as atividades de produção inicial e final de uma sequência didática em que foi utilizada, pelo professor, a afetividade como parte de sua proposta durante as atividades e interações. Os dados foram gerados por meio da aplicação do dispositivo didático em um Centro de Educação Infantil em uma cidade no norte do Paraná. O critério utilizado para a verificação da efetividade das atividades propostas na sequência didática foi o desenvolvimento das capacidades de linguagem do aluno. Os resultados indicam que a utilização da afetividade como parte da abordagem de ensino colaborou para a aprendizagem do aluno, atingindo o objetivo de auxiliar na superação de desafios relacionados à inclusão.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
HENRIQUE SILVA FERREIRA, Otto; REICHERT ASSUNÇÃO TONELLI, Juliana. A AFETIVIDADE NA SUPERAÇÃO DE DESAFIOS: APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE INGLÊS PARA UMA CRIANÇA AUTISTA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/989>. Acesso em: 24 jul. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição