PERFIL DOS ALUNOS EGRESSOS DOS CURSOS LATU SENSU NA MODALIDADE EAD DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)
Resumo
Os cursos em Gestão Pública Lato Sensu oferecidos pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) na modalidade EaD ainda carecem de acompanhamento junto a seus egressos. Não foram sistematizados instrumentos capazes de auxiliar a universidade a verificar elementos como a inserção no mercado de trabalho e a avaliação de ofertas de pós-graduação. Neste trabalho buscamos avaliar a oferta por meio do acompanhamento dos alunos egressos. Realizaremos o estudo nos cursos em Gestão Pública, oferecidos na modalidade à distância, pelo Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP). Para viabilizar a análise, desenvolveremos aprofundamento teórico sobre EaD neste programa de formação e na instituição de ensino onde é ofertada. A pesquisa empírica, ainda em caráter inicial, irá se caracterizar como um estudo exploratório junto aos estudantes que finalizaram o curso. Será aplicado questionário em formato eletrônico, em um teste piloto para avaliação do instrumento e depois a todos os egressos cadastrados. Os dados a serem coletados serão organizados em três categorias 1) Perfil socioeconômico; 2) Inserção no mundo do trabalho e 3) experiência com a Educação a Distância. Procura-se verificar a partir destas categorias as possibilidades de aprimoramento da oferta, o planejamento realizado e a qualidade dos cursos oferecidos pela instituição.