PERFIL DOS ALUNOS EGRESSOS DOS CURSOS LATU SENSU NA MODALIDADE EAD DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)

  • Bruno Otávio Arantes
  • Shirley de Lima Ferreira Arantes
  • Rafael Amon Veloso Parreiras

Resumo




Os cursos em Gestão Pública Lato Sensu oferecidos pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) na modalidade EaD ainda carecem de acompanhamento junto a seus egressos. Não foram sistematizados instrumentos capazes de auxiliar a universidade a verificar elementos como a inserção no mercado de trabalho e a avaliação de ofertas de pós-graduação. Neste trabalho buscamos avaliar a oferta por meio do acompanhamento dos alunos egressos. Realizaremos o estudo nos cursos em Gestão Pública, oferecidos na modalidade à distância, pelo Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP). Para viabilizar a análise, desenvolveremos aprofundamento teórico sobre EaD neste programa de formação e na instituição de ensino onde é ofertada. A pesquisa empírica, ainda em caráter inicial, irá se caracterizar como um estudo exploratório junto aos estudantes que finalizaram o curso. Será aplicado questionário em formato eletrônico, em um teste piloto para avaliação do instrumento e depois a todos os egressos cadastrados. Os dados a serem coletados serão organizados em três categorias 1) Perfil socioeconômico; 2) Inserção no mundo do trabalho e 3) experiência com a Educação a Distância. Procura-se verificar a partir destas categorias as possibilidades de aprimoramento da oferta, o planejamento realizado e a qualidade dos cursos oferecidos pela instituição.




Publicado
2020-08-28
Como Citar
ARANTES, Bruno Otávio; ARANTES, Shirley de Lima Ferreira; PARREIRAS, Rafael Amon Veloso. PERFIL DOS ALUNOS EGRESSOS DOS CURSOS LATU SENSU NA MODALIDADE EAD DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG). Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/990>. Acesso em: 25 fev. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Epistemologia e Produção de conhecimento no contexto da Educação e Tecnologias