O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA SOB A ÓTICA DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Resumo
O estudo propõe uma reflexão quanto ao uso das ferramentas digitais de informação e comunicação na educação à distância sob a ótica da Teoria da Aprendizagem Significativa, tendo em vista o caminho desafiador no processo de ensino que clama por transformação das práticas tradicionais com foco no professor para uma abordagem focada no estudante. A teoria se dedica à construção do conhecimento partindo do ideal de que o indivíduo possui conhecimentos prévios e interesses particulares que devem ser observados para a real absorção dos novos saberes, de modo que as ferramentas digitais perfazem o elo para alcançar a real aprendizagem conforme a aptidão do estudante. O objetivo principal da pesquisa é refletir sobre o uso das ferramentas digitais na Educação a Distância (EAD), sob a perspectiva da referida teoria. Para tanto, investiga-se o tema na base propedêutica de Ausubel, Libâneo, Rogers, Alves e Novak. Do estudo, constatou-se que não há fórmula para alcançar todos os estudantes, mas que há princípios estratégicos para condução e avaliação do processo de ensino por meio das ferramentas digitais, que permitirão identificar o melhor caminho e instrumento que contribuirá no alcance da efetiva aprendizagem de forma particularizada.