COMPETÊNCIAS INTRÍNSECAS AO TUTOR DE EAD SEGUNDO A LITERATURA ESPECIALIZADA
Resumo
Este artigo tem como objetivo elencar quais são as competências intrínsecas ao tutor de Educação a Distância (EaD) segundo a literatura especializada. Também se propõe a promover uma breve discussão sobre o histórico da Educação a Distância, o avanço da EaD no Brasil, e sobre quais são as diferenças entre a atuação do tutor e a do professor, visto que ambas são frequentemente confundidas. Para tanto, recorreu-se a Macedo (2005), Brasil (2007), Konrath et al (2009), Schlosser (2010), Brasileiro e Brasileiro (2019), entre outros. Ao final da pesquisa, foi possível concluir que, apesar do profissional tutor situar-se num contexto tecnológico muito recente, e, portanto, ainda em desenvolvimento, teóricos são unânimes ao afirmar que o domínio do conteúdo específico, das mídias de comunicação, e de fundamentos da EaD, são essenciais para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, e que a autonomia da organização de cada polo de educação à distância reflete nos papeis desempenhados por professores e tutores. Palavras-chave: tutoria, ensino-aprendizagem, competências.