O USO DAS TDIC NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM OLHAR TERMINOLÓGICO PARA A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
Resumo
A tecnologia está presente em nossa vida por muitos anos, desde as primeiras ferramentas construídas às atuais, sendo estas algumas digitais como o smartphone ou computador. As tecnologias digitais predominam os tempos atuais e podem trazer diversos benefícios para o processo de ensino e aprendizagem do aluno. Este artigo pretende explorar sobre o significado da Tecnologia Digital de informação e Comunicação (TDIC) e seu uso no ensino de Ciências de forma a beneficiar o ensino. A tecnologia digital permite uma nova forma de aprender e ensinar, tornando o ensino mais interessante. A partir disso, o presente trabalho, de ordem qualitativa, bibliográfica e documental analisa a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por essa perspectiva o presente trabalho teve como objetivo averiguar se o tema sobre as TDIC fora exposto pela BNCC e se está direcionada para a disciplina de Ciências, além das questões terminológicas entre o uso da TDIC e o Ensino de Ciências proposto pela BNCC. Como resultado, encontramos antagonismos, visto que o capítulo de Ciências em especial para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, contemplam terminologias de um ensino de Ciências de caráter mais Positivista, o que não se encaixaria mediante ao que a BNCC propõe no uso das TDIC. Indica-se ao documento da BNCC, uma reformulação mediante a problemática apontada.