O MÉTODO INQUIRY APLICADO AO ENSINO HÍBRIDO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO SEMIPRESENCIAL
Resumo
Este trabalho tem como objetivo revelar a eficácia da metodologia inquiry (Inquiry Based Learning) através da implementação de um Estudo Dirigido Investigativo, em uma Sequência Didática Investigativa, utilizando recursos lúdicos em turmas do Ensino Médio de uma Escola Estadual de São Bernardo do Campo-SP. A validação dos dados coletados foi aferida via metodologia mista, com respaldo na pesquisa-ação, círculo hermenêutico- dialético, análise hermenêutica-dialética e Análise Estatística Implicativa. A agregação dialética e a interdependência dos indicadores de percurso revelaram hibridação satisfatória entre as modalidades de ensino-aprendizagem, antes restrita à andragogia. Os índices de similaridade apresentados nas árvores hierárquicas transpareceram a meticulosa adoção do currículo em espiral, bem como a adaptação transformadora de contextos resistentes às metodologias ativas, com vistas ao uso de dispositivos móveis e o ensino por investigação.