Chamada de trabalhos

Chamada de Trabalhos CIET: EnPED 2020

1. O congresso.

A 5ª edição do CIET:EnPED – Congresso Internacional de Educação e Tecnologias / Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância – tem como temática central “Ressignificando a Presencialidade” e ocorrerá entre os dias 17 e 28 de agosto de 2020. O evento será organizado em duas etapas, ambas virtuais, possibilitando uma ampla participação de pessoas de todo o país e, também, de outros países. Assim, o CIET:EnPED busca proporcionar à comunidade da área (pesquisadores, professores universitários e da rede pública de educação básica, técnico-administrativos e estudantes de pós-graduação e graduação) a integração e o compartilhamento de ações que pesquisadores/instituições realizam para promover melhoria no ensino-aprendizagem na EaD ou presencial, por meio da incorporação de tecnologias digitais de informação e comunicação.

2. Sobre os trabalhos.

2.1. Os trabalhos inscritos e aprovados no CIET:EnPED 2020 serão apresentados a distância;

2.2.  Há certificados distintos para participante e apresentador de trabalho. Assim, apenas o autor inscrito pode apresentar trabalho e receber certificado.

2.3. No CIET:EnPED 2020, podem ser submetidos à avaliação trabalhos COMPLETOS (preferencialmente para pesquisas concluídas) ou em RESUMOS EXPANDIDOS (preferencialmente para pesquisas em andamento).

2.4. A avaliação dos trabalhos se dará pelo processo duplo-cego, em que dois especialistas (ou mais, se necessário) que desconhecem os autores analisarão o texto.

2.5. Tanto os trabalhos completos quanto os resumos expandidos farão parte dos Anais do CIET:EnPED.

2.6. Os trabalhos serão apresentados no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Para tanto, o(s) autor(es) dos trabalhos aprovados deverão gravar um vídeo com duração de 10 minutos a 15 minutos, e enviá-lo para a organização do evento em link a ser divulgado posteriormente. Esse vídeo estará disponível no canal oficial do evento no Youtube e será disponibilizado com acesso limitado aos participantes do CIET:EnPED 2020 sob a licença Creative Commons.

2.6.1. O espaço no ambiente virtual relativo ao trabalho deverá ser organizado pelo autor a partir de uma configuração predefinida pelo evento, onde deve ser inserido o arquivo do texto aprovado em formato PDF

2.6.2. Durante a realização do evento, entre os dias 24 e 28 de agosto de 2020, os autores deverão mediar as discussões do seu trabalho no ambiente virtual.

2.7. Outras orientações específicas (como link do ambiente do trabalho, usuário, senha etc.) serão fornecidas posteriormente aos autores dos trabalhos aprovados.

3. Normas para formatação do trabalho.

3.1. Os trabalhos submetidos ao CIET:EnPED devem seguir um modelo/template disponibilizado pela organização.

3.2. Os trabalhos completos devem ser elaborados no formato de artigo, incluindo: título, eixo temático, subeixo temático, resumo, palavras-chave, corpo do texto (desenvolvimento da ideia, com início, meio e fim), considerações finais e referências bibliográficas. A formatação do texto deve seguir o modelo fornecido pelo evento, respeitando a seguinte configuração: papel A4, margens esquerda e superior com 3cm e margens inferiores e direita com 2cm, texto em fonte Calibri, tamanho 12, espaçamento simples e páginas numeradas. O texto dos trabalhos completos deve ter de 25.000 a 35.000 caracteres, incluindo os espaços. O arquivo deve ser enviado para avaliação em formato .doc ou .docx ou .odt.

3.3. Os resumos expandidos devem incluir título, eixo temático, subeixo temático, resumo, palavras-chave, corpo do texto (desenvolvimento da ideia da pesquisa, com início, meio e fim – mesmo que parcial), considerações finais e referências bibliográficas. A formatação do texto deve seguir o modelo fornecido pelo evento, respeitando a seguinte configuração: papel A4, margens esquerda e superior com 3cm e margens inferiores e direita com 2cm, texto em fonte Calibri, tamanho 12, espaçamento simples e páginas numeradas. O texto dos resumos expandidos deve ter de 12.000 a 17.000 caracteres, incluindo os espaços. O arquivo deve ser enviado para avaliação em formato .doc ou .docx ou .odt.

3.4.. Os trabalhos que não seguirem as orientações e, principalmente, não estiverem enquadrados no modelo/template disponibilizado, serão automaticamente desclassificados.

3.5. Após a avaliação dos trabalhos, os autores deverão adequar à versão finalizada e corrigida do trabalho.

4. Normas para submissão do trabalho.

4.1. Para acessar o sistema de submissão de trabalhos, é necessário que o autor/coautor faça a inscrição no evento e efetue o pagamento. Para se inscrever, clique no link abaixo:

INSCRIÇÕES 

4.2. Uma vez que a inscrição for confirmada no sistema, haverá um link específico para submissão do trabalho. Siga as instruções para finalizar o envio do arquivo e dos dados necessários.

4.3. A submissão de trabalhos deve ser feita em um dos eixos temáticos/subeixos abaixo:

Eixo Temático 1. Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC

1.1. Aprender por meio das diferentes tecnologias – da educação básica à pós-graduação

1.2. Docência, formação e atuação – o papel do professor”

Eixo Temático 2. Conteúdos educacionais – da produção à exibição

2.1. Produção de materiais didáticos: diferentes mídias, diferentes olhares

2.2. Acessibilidade – os desafios e as soluções para a inclusão por meio das tecnologias

2.3. REA – Recursos Educacionais Abertos”

Eixo Temático 3. Políticas e gestão por meio de/para o uso de TDIC

   3.1. Políticas públicas para EaD e TDIC na educação

   3.2. Institucionalização da EaD e/ou do Ensino Híbrido no ensino superior

   3.3. Planejamento e execução de projetos educacionais com uso de TDIC”

Eixo Temático 4. Epistemologia e Produção de conhecimento no contexto da Educação e Tecnologias

    4.1. A constituição e os parâmetros para uma educação de qualidade por meio das TDIC

    4.2. Epistemologias e fundamentação teórica para as novas tecnologias aplicadas à educação”

5. Anonimato do trabalho na submissão.

5.1. No corpo do artigo não devem ser mencionados os nomes dos autores/coautores, agradecimentos ou quaisquer outras informações que possam identificar a autoria do trabalho. Neste caso o artigo será eliminado do processo de avaliação. Agradecimentos e outros elmentos similares deverão ser incluídos somente na versão final do arquivo submetido, caso seja aprovado para o CIET:EnPED 2020.

5.2. Autores/coautores devem seguir as instruções disponíveis no modelo/template disponibilizado.

TEMPLATE DOCX

TEMPLATE ODT

6. Avaliação e Julgamento dos Trabalhos.

6.1. Os trabalhos submetidos ao 5º CIET: EnPED passam por um processo de julgamento do tipo blind peer review, julgamento cego por pares, no qual a identidade e a afiliação institucional do(s) autor(es) não são do conhecimento dos avaliadores. 

6.2. A avaliação é realizada por pareceristas com reconhecida contribuição científica na área. 

6.3. Cada trabalho será avaliado por dois pareceristas. Para ser aprovado, é necessária a aprovação de ambos. Caso houver discordância entre as avaliações, um terceiro parecerista deverá decidir pelo aceite ou não do trabalho.

6.3.1. Os trabalhos auto classificados pelos autores como Trabalhos completos, portanto trabalhos concluídos, serão avaliados quanto aos aspectos de Ética Acadêmica;  Respeito às Normas ABNT; Grau de efetiva contribuição para a temática do evento; Grau de inovação da pesquisa; Coerência da fundamentação teórica e bibliografia atualizada; Articulação entre objetivos, contextualização e resultados; Clareza e coerência da metodologia e da técnica de análise de resultados; Clareza e correção da linguagem. Clareza na descrição dos objetivos e do método para experimentação; Coerência da análise dos resultados do experimento. 

6.3.2. Os trabalhos auto classificados pelos autores como Resumos expandidos, portanto trabalhos em andamento, serão avaliados quanto aos aspectos de Ética Acadêmica; Respeito às Normas ABNT; Grau de efetiva contribuição para a temática do evento; Grau de inovação da pesquisa; Coerência da fundamentação teórica e bibliografia atualizada; Articulação entre objetivos, contextualização e resultados esperados/obtidos; Clareza na descrição dos objetivos e do método para experimentação com a descrição da análise dos resultados.

6.4. No final do processo de julgamento, a Comissão Técnico-Científica do Congresso poderá tomar as seguintes decisões sobre o trabalho: 

    a) Aceito sem restrições; b) Aceito com reformulações e; c) Recusado.

6.5. Os autores de trabalhos que necessitarem de correções para apresentação (devolução ao autor para modificações) serão informados automaticamente e deverão acessar novamente a plataforma de submissão para que providenciem as devidas alterações no próprio trabalho, dentro do prazo expressamente estabelecido. 

6.6. O prazo para correção e reenvio dos trabalhos será de exatos 5 dias a partir da emissão automática da mensagem de aviso de correções para os autores. Correções solicitadas e não realizadas dentro do prazo motivarão a recusa do trabalho. 

IMPORTANTE 

A comunicação automática entre o CIET:EnPED 2020 e os autores será por meio do endereço eletrônico do autor responsável pela submissão do trabalho, conforme registrado na plataforma de submissão.

7. Publicação dos Trabalhos Aprovados.

7.1. Os Trabalhos aprovados pela CIET:EnPED 2020 e apresentados no ambiente virtual serão publicados eletronicamente nos Anais do Congresso, disponíveis no site da CIET:EnPED sob o ISSN: 2316-8722 e será atribuído um número DOI para cada artigo. 

7.2. Os Trabalhos aprovados que não forem apresentados (tal como descrito no item 2.6. desta chamada) por seus responsáveis ao longo da programação do CIET:EnPED 2020, não serão publicados nos anais do evento.

7.3. Os Trabalhos serão publicados eletronicamente em Português, sendo opcional a publicação em Inglês ou Espanhol. Estas serão de total responsabilidade do(s) autor(es).

7.4. Os autores mantém os direitos autorais totais sobre seus trabalhos publicados nos anais do CIET:EnPED, ficando sua replicação total ou parcial sujeita a indicação de primeira publicação nos anais do 5° CIET:EnPED – Congresso Internacional de Educação e Tecnologias / Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância.

8. Cronograma.

Inscrições: de 03/Abr/20 a 13/Ago/20

Submissão de trabalhos: de 03/Abr/20 a 10/Jun/20

Divulgação da lista de trabalhos aprovados: 31/Jul/20

Realização dos minicursos: 17/Ago/20 a 23/Ago/20

Realização do CIET-EnPED: 24/Ago/20 a 28/Ago/20

 

 

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